Sintra ao rubro

Uma vaga de encadenes invadiu Sintra! Ou a gravidade está mais baixa, ou os escaladores estão mais fortes ou então as condições atmosféricas estão a ajudar. A razão ao certo continua um mistério!

Na Peninha, Macau faz o encadeamento da aresta do ”Kalope” na sua versão integral, rebaptizando-a de ”Kachalote” e propondo o grau de 7c. Mário saca o ”Karma da Serra”-7b+ e o ”Gripless”-7b/b+ no mesmo dia e André Neres faz o ”Tó Lampreias”-7b+ ao 2º pegue. Em S. Pedro, Cuca resolve o ”Viúva Negra”-7c.

Além da vaga de encadenes, uma vaga de visitantes invadiu Sintra e o ambiente tem estado mais fanático que nunca! Uma das visitas, é nada mais nada menos que o americano Paul Robinson, escalador de elite mundial, com V15/8c na carteira.

Consta que vai ficar por Sintra durante 1 mês, pelo que são expectáveis muitos encadeamentos de blocos duros e queda de projectos. Nos poucos dias que passaram já resolveu o ”Kalash”-7c, o ”Menir”-7c/c+, o ”Mito”-7c, o ”Supa Hiro”-8a, o ”Carne Viva”-7c, o ”Buenos Aires”-8a e o FA do ”Cavaleiro Negro” aka ”Tendinite”-8a+.

E aqui ficam as fotos:

Cuca na aresta no ''kaslope''. (© Ricardo Alves)

Macau a caminho da saída do ''Kachalote''. (© Carlos Simes)

Edgar no ''Kalash'', bloco que tem muito perto de resolver! (© Ricardo Alves)

Cuca no ''Gripless'', que tem sido muito assediado nos últimos tempos. (© Ricardo Alves)

Está muito perto de lhe sair, não fosse este último movimento de subir o pé à mão. (© Ricardo Alves)

Edgatas no mesmo bloco, também a ficar perto de sair por cima.

Mário a trabalhar os passos do ''Karma''. (© Ricardo Alves)

Não penses mais nisso, esse já cá canta...? 🙂 (© Ricardo Alves)

Bifanas no passo largo de ir à réglete. (© Ricardo Alves)

Outro acontecimento marcante da semana passada, foi a rotura da pinça gigante do ''Kalash''. Mário foi o felizardo que escapou com vida ao acidente! (© Ricardo Alves)

O Paulinho não ficou muito preocupado com o ''lifting facial'' que o bloco sofreu e resolveu-o a flash logo de seguida. (© Ricardo Alves)

Paulinho no clássico ''666 o Diabo Vive''. (© Ricardo Alves)

Helenita, a mestre das placas, a provar uma nova linha de aderência de 6b aberta pelo Cuca no bloco do ''Tobogan''. (© Carlos Simes)

Macau a provar a excelente aresta do ''Tó Lampreias''. (© Carlos Simes)

''Supa-Hiro'' na Quinta dos Cogumelos, que o Paulinho também resolve a flash. (© Ricardo Alves)

Para terminar, deixo aqui duas pérolas fotográficas oldschool que o cuca disponibilizou, com o Francisco Ataíde e o Pedro Espanhol a fazerem bloco por Sintra nos anos 90:

Francisco a provar a linha que ele próprio descobrira num passeio de mota e que muito mais tarde viria a ser redescoberto e chamado de ''Mito''. Facto deveu-se à vegetação ter apagado qualquer vestígio do antigo caminho e ninguém conseguir encontrar o bloco durante muitos anos. Muitos achavam que aquela linha era apenas um mito de Sintra... (© Carlos Simes)

Um antigo sector que se situava em frente ao bloco do ''Cogumelo'', do outro lado na estrada e que agora se encontra proibido! Infelizmente... (© Carlos Simes)

Deixa um comentário



brunoplim

13 anos atrás

Sick Fanatismo!!
Se o Menir vai de 7c+ para 7c/+ entao melhor e por 7c/+/8a http://27crags.com/climbers/paulr/ascents/boulder

Pena

13 anos atrás

Sinceramente a mim não me pareceu tanto… E se eu te disser q o macau pensou em 7b+….lol. A meu ver e uma x q da ultima x q la estive me mexi bué bem, axo q a volta de 7c esta nice…
Ah e n te esqueças q sintra stile é sintra stile… 😉
Abrc

rasta

13 anos atrás

Depois queixam-se que Sintra não tem blocos duros, ainda por cima tamos a falar de gente que faz 8a, qualquer um de voces.Com a opinião de um gajo que só faz 8c e tem mais rodagem que a trupe toda junta, se calhar era melhor ter esta opinião mais em conta. não digo que seja 8a, mas 7c+, se calhar não lhe ficava mal.

brunoplim

13 anos atrás

Eu concordo com o Rasta. Nem estou a tentar dizer qual e o grau certo do bloco, visto que com os pontos fortes de diferentes pessoas vamos todos ter impressoes diferentes.
Mas acho que: 1 – o grau mais baixo nao e o mais certo; 2 – o p.r. tem muito mais rodagem e experiencia.

Últimas notícias e actividades

Blog