O Verão marca o arranque da época santa dos festivais! Um crescente número de festivais invade o País de Norte a Sul e durante vários meses é fácil cair na tentação de te transformares num clássico festivaleiro e arranjares desculpas baratas para não ir escalar! Para combater isso, em Sintra inventámos uma coisa que é o FB (não, não é o Facebook), mas sim um Festival de Blocos. No Verão, sistematicamente, aparecem novas áreas/sectores para abrir, não se sabe bem porquê. Foi Albarrasintra em 2007, Tapada em 2008, Penedo em 2009, Monte da Lua em 2010 e em 2011… temos o Monge e a Selva Amarela.
Começo então pela zona do Monge que já inclui 2 sectores com cerca de 15 linhas cada. O 1º sector ainda sem nome, tem 2 grandes high-balls num granito escuro compacto com vários projectos duros e alguns blocos mais fáceis num granito claro salpicado por buracos aplatados. Aqui ficam as 1ª fotos deste sector:
.
O outro sector, fica muito perto de um antigo e pouco conhecido bloco, o ”Tolos do Monge” – 7b (que é muito bom por sinal!) e foram abertas diversas placas altas, num granito branco repleto de pequenas fissuras e régletes.
.
A outra zona descoberta pelo Macau, fica na parte Norte do monte da Pedra Amarela e engloba um grande caos de blocos escondidos pela alta vegetação. Ainda é cedo para estimar a quantidade de linhas que a área vai dar, mas abundam high-balls!!!
.
Outra das novidades quentes deste Verão é o novo tecto, o ”Tecto Falso”, perto da Estrada Proibida, um duro projecto que tem animado os locais!
.
Para terminar, dou conta do encadene do projecto da entrada da Meca pelo Nico e apesar de não ser a versão mais baixa possível do bloco (CS), já ronda o oitavo grau. Este bloco andou a ser bastante assediado pelo Bruno ”Dr.Plim” Ferreira e esteve-lhe muito perto de sair antes de migrar para a Califórnia. Mas como diz o ditado, quem foi ao ar perdeu o lugar! 🙂