Festival de Blocos

O Verão marca o arranque da época santa dos festivais! Um crescente número de festivais invade o País de Norte a Sul e durante vários meses é fácil cair na tentação de te transformares num clássico festivaleiro e arranjares desculpas baratas para não ir escalar! Para combater isso, em Sintra inventámos uma coisa que é o FB (não, não é o Facebook), mas sim um Festival de Blocos. No Verão, sistematicamente, aparecem novas áreas/sectores para abrir, não se sabe bem porquê. Foi Albarrasintra em 2007, Tapada em 2008, Penedo em 2009, Monte da Lua em 2010 e em 2011… temos o Monge e a Selva Amarela.

Começo então pela zona do Monge que já inclui 2 sectores com cerca de 15 linhas cada. O 1º sector ainda sem nome, tem 2 grandes high-balls num granito escuro compacto com vários projectos duros e alguns blocos mais fáceis num granito claro salpicado por buracos aplatados. Aqui ficam as 1ª fotos deste sector:

Ex-Rasta em estado quase xamânico no ''Xamã'' – 6c+ (CS). (© Ricardo Alves)

O crux do bloco é apanhar a pequena bolacha da aresta com precisão. (© Ricardo Alves)

Macau a provar um high-ball do sector, do qual saíram 4 projectos. (© Rita Silva)

.
O outro sector, fica muito perto de um antigo e pouco conhecido bloco, o ”Tolos do Monge” – 7b (que é muito bom por sinal!) e foram abertas diversas placas altas, num granito branco repleto de pequenas fissuras e régletes.

A única foto ainda possível do sector, só para dar uma ideia da rocha e do local… (© Ricardo Alves)

.
A outra zona descoberta pelo Macau, fica na parte Norte do monte da Pedra Amarela e engloba um grande caos de blocos escondidos pela alta vegetação. Ainda é cedo para estimar a quantidade de linhas que a área vai dar, mas abundam high-balls!!!

Cuca a resolver a 1ª linha do sector, baptizada de ''Livro da Selva'' – 6c+. Um diedro alto e muito técnico, com pés em aderência e mãos numa fissura/aresta roma. (© Ricardo Alves)

.
Outra das novidades quentes deste Verão é o novo tecto, o ”Tecto Falso”, perto da Estrada Proibida, um duro projecto que tem animado os locais!

Macau, que parece estar a recuperar forma, tendo recentemente feito o FA do ''Mátir'' - 7b (Estrada Proibida) e o ''Crematório'' - 7b (Meca), a apertar nos movimentos de saída do tecto. (© Rita Silva)

Na verdade, é um tecto que não é tecto, pois os passos mais duros são na placa de saída, após apanhar a pequena carica de mão direita e o resto é incerto… (© Rita Silva)

.
Para terminar, dou conta do encadene do projecto da entrada da Meca pelo Nico e apesar de não ser a versão mais baixa possível do bloco (CS), já ronda o oitavo grau. Este bloco andou a ser bastante assediado pelo Bruno ”Dr.Plim” Ferreira e esteve-lhe muito perto de sair antes de migrar para a Califórnia. Mas como diz o ditado, quem foi ao ar perdeu o lugar! 🙂

Nico Orantin nos duros movimentos de compressão do ''Incha'', nova proposta de 8a da Serra de Sintra. (© Ricardo Alves)

Deixa um comentário



Rasta

13 anos atrás

Ainda bem que sacaste o “matir” LOOOOOL. agora a sério, parabens. Temos de ir ao novo sector que estou em pulgas!!!!

flash

13 anos atrás

Bom aspecto essas linhas!!!

Paulo Roxo

13 anos atrás

Muitos parabéns pelas explorações. Os blocos têm muita pinta!

Paulo Roxo

Mike

13 anos atrás

Parabéns… Diria mais… Quem foi ao vento perdeu o assento… 🙂

Mike

Últimas notícias e actividades

Blog